Case Empresas
Ana Paula das Graças, José Soares Moreno, Simone Cristina, Iomar Bonfim, Tatiane Cristina, Altair Junior
VALOR: 40 PONTOS.
ESTUDO DE CASO.
A empresa XYZ, situada na região das serra gaúcha, é produtora de espumante de alta qualidade. Sua produção está voltada para o mercado interno – 70% e para o mercado externo – 30%.
Sua produção é de espumantes brancas e rosé, vinhos tinto e branco. As notas dadas pelos enólogos internacionais estão acima de 91, considerada alta e conferindo ao produto destaque pela excelência na produção.
O produto é sazonal e depende da boa safra de uvas brancas e tintas para a produção de uma boa bebida. Por sua vez a boa safra dependerá das condições climáticas da região, as condições de acidez do solo e demais nutrientes que darão por sua vez o terrois esperado pelo enólogo da XYZ.
A XYZ está preocupada com o seu volume de vendas, que há 06 meses permanece estacionário.
Recentemente contratou mais dois enólogos internacionais, 01 da Argentina e outro da Espanha para auxiliar na formação e produção dos vinhedos até chegar ao produto final.
Outros técnicos agrícolas também foram contratados, assim como investiram em um laboratório próprio para análise de terra, uvas, e produto final.
A empresa atende a toda região sul do Brasil e também as praças de Rio de Janeiro e São Paulo no que tange às vendas nacionais. Para o mercado internacional atende aos seguintes países: Portugal, Espanha e Alemanha.
Seus vendedores, que atendem ao pequeno varejo (bares, restaurantes, hotéis e pousadas de pequeno porte) fazem de 2 a 3 visitas por dia e alegam que não conseguem visitar mais devido as seguintes situações:
Burocracia de preencher pedidos de venda que os obriga a retornar até ao escritório central ou escritório regional para remetê-los à matriz; a matriz (vinícola XYZ) recebe os pedidos para verificação de produção e estoque;
Territórios com longos deslocamentos;
Concorrência do