Case danone
Dificilmente alguém quando criança não experimentou o tradicional Danoninho, aquele que vale por um bifinho. Na grande maioria das geladeiras das pessoas que se preocupam com uma vida saudável, dificilmente não terá os potinhos verdes do iogurte DANONE ACTIVIA, ou até mesmo do ACTIMEL, iogurte que ajuda a reforçar e defender o organismo de forma natural.
A HISTÓRIA
O médico Isaac Carasso era daqueles pais bem babões e cuidadosos.
Grego de nascimento, porém residente na Espanha, Carasso tinha um consultório no qual costumava tratar crianças que apresentavam problemas de constipação (intestino preso). Procurando uma solução para essa demanda específica, ele acabou conhecendo o trabalho do cientista russo Ilya Ilyich Mechnikov. Prêmio Nobel de Medicina em 1908, Mechnikov percebeu que as pessoas de algumas tribos da Bulgária tinham uma média de longevidade bem alta.
Em busca da resposta para esse fenômeno, ele notou que esses búlgaros costumavam tomar leite fermentado com freqüência. A receita da bebida era antiga e eles a chamavam de iogurte. A grande sacada de Mechnikov foi descobrir que esse leite coalhado possuía algumas bactérias capazes de ajudar na regulagem do sistema digestivo.
Isso explicou a longevidade dos búlgaros e ao mesmo tempo deu a Carasso uma ótima idéia: abrir uma pequena fábrica de iogurte. Essa era a melhor maneira de ajudar seus pacientes e ainda ganhar uma grana extra.
Sendo assim, o então orgulhoso pai Carasso, casado há pouco e com filho pequeno, resolveu batizar sua empresa com o nome do primogênito, um menino chamado Daniel.
Porém, Carasso não usou diretamente o nome do filho, ele preferiu usar o apelido. Acontece que onde ele morava muita gente falava catalão, um idioma comum em algumas partes da Europa, incluindo o nordeste da Espanha. Nessa língua os garotos chamados Daniel em geral recebem o apelido de Danone.
Há outra versão para a origem do termo Danone. Ela afirma que, para criar o nome da empresa,