Equivalente elétrico do calor
____________________________________________________________
______________________
Faculdade de Engenharia de Produção
Física II :
Equivalente Elétrico do Calor
(Relatório do Experimento realizado no dia 1 de Março de 2011)
Rafael Lopes
________________________________________________
Ribeirão Preto , 14 de Setembro de 2010
OBJETIVO
Medir a equivalência entre a energia elétrica e a energia térmica para determinar o fator de conversão joules - calorias.
INTRODUÇÃO
O secador de cabelos, o chuveiro, a lâmpada elétrica, o ferro elétrico, entre outros, funcionam devido à transformação da energia elétrica em energia térmica (calor), consequência da passagem da corrente elétrica nestes.
Já deve ter observado que nestes aparelhos vem especificado o valor da potência elétrica (Pel), como por exemplo, a potência elétrica de um chuveiro igual a 4000 W.
De um modo geral a potência elétrica é dada pelo trabalho realizado pela força elétrica (energia elétrica, Eel) em um intervalo de tempo.
Pel = Eel / t
A energia elétrica dissipada é dada pela expressão: Eel = Pel t ou seja energia elétrica dissipada é igual ao produto da potência elétrica pelo tempo. Unidade de energia - SI U (E) = 1 joule (1 J).
Relação entre quilowatt-hora (kWh) e joule (J):
1 kWh = 103 (J/s) 3,6 x 103 (s) = 3,6 x 106 J
Equivalente elétrico do calor: o princípio da conservação da energia estabelece que quando o calor é transformado em outras formas de energia, ou quando outras formas de energia são transformadas em calor, a quantidade total de energia permanece constante.
Em 1850, na Inglaterra, James Prescott Joule, estabeleceu a equivalência entre as quantidades de calor e de trabalho mecânico.
Nas medidas realizadas por Joule ele obteve que para gerar uma quantidade de calor igual a uma caloria, é necessário realizar um trabalho de 4,186 J.
Esta