O Equil Brio T Rmico Entre Dois Corpos Em Contato Entre Si S Ocorre Quando Estes Atingem A Mesma Temperatura
1.2. Calorímetro
O calorímetro é basicamente constituído de uma câmara com paredes adiabáticas, que não permite a troca de calor entre seu interior com o meio externo, O calorímetro é utilizado para determinar a quantidade de calor liberada ou absorvida por uma transformação física ou química realizada em seu interior. Além disso, um calorímetro pode ser utilizado para determinar o calor especifico de uma substância, o calor latente de uma substância, o calor de reação, etc.
Calor Especifico (c): é a quantidade de calor que cada grama de uma substância necessita trocar para variar sua temperatura em 1 °C. Quanto menor o calor específico de uma substância, mais facilmente ela pode sofrer variações em sua temperatura. Obs.: O calor específico depende da substância e não da quantidade da mesma. Diferente da capacidade térmica.
Calor latente: é a grandeza física relacionada a quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder. Para mudar de fase, ou seja, passar do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice versa. Durante a mudança de fase a temperatura da substância não varia, mas seu estado de agregação se modifica. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo quer dizer que a substância está recebendo calor, se negativo ela está cedendo calor. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade é kJ/kg (quiloJoule por quilograma). Outra unidade usual é a caloria por grama (cal/g). A unidade caloria tende a desaparecer a medida que o SI vá sendo implantado pelos países que o aprovaram.
Capacidade térmica (C) ou capacidade calorífica: é a grandeza física que