case da toyota
A Toyota continua tendo um modelo de gestão complexo e copiado mundo afora, tendo que os pesquisados chamam de Lean Manufaturing – a chamada Produção Enxuta.
Um dos pilares do sucesso Lean está em um método de gerenciamento que tem se mostrado eficaz na solução de problemas e na execução dos planos da empresa japonesa: A3.
Na Toyota, A3 significa uma modo de agir perante um situação crítica, desafio ou projeto a ser implementado, transformando-se em uma ferramenta de gerenciamento do TPS – Sistema de Produção Toyota.
No método A3, cada desafio que a organização precisa enfrentar (projeto ou problema) deve ser registrado em uma única folha de papel A3. Nada mais, nada menos. Exatamente nesse papel.
Os gestores e seus liderados precisam colocar nesse papel todo o detalhamento de como é o problema, como será abordado, as análises, as ações corretivas e plano de ação, enxergando o todo de forma prática, simples, com muita síntese e foco. Esse método obriga os envolvidos a fazer análises com mais profundidade, tomar as iniciativas necessárias e assumir as responsabilidades pela solução.
Com essa prática, a empresa eliminou os entediantes e imensos relatórios que quase ninguém lê por falta de tempo e, com isso, melhorou a gestão do tempo dentro das suas montadoras pelo mundo.
Baseado no livro de John Shook, intitulado Gerenciado para o aprendizado, que trabalhou por 10 anos na Toyota, através do qual ele foca o planejamento, a tomada de decisão e a execução. A seguir os passos da A3:I-ContextoII-Condições atuais – III-Objetivo e metas – IV:Análise – VContramedidas propostas –VI1 Plano – VII-Acompanhamento.
Por fim a A3 é um grande gerador de oportunidades , tentando fazer com que o administrador faça o mais natural possível seu trabalho e com muita mais confiança e objetivo.