Condições da privacidade na colônia
História – Noturno
Alunos: Danilo Isac de Paula Franciele Moreira Karolline Aparecida de Paula
História da América Portuguesa Prof: Maurício de Aquino
Condições da Privacidade na Colonia
Atividade Avaliativa
Disserte sobre cada uma das 04 sensações (experiências sociais) típicas da América Portuguesa desde uma fonte histórica (figuras 04 à 14) disposta no texto de Fernando Novais.
Descontiguidade
Figura 04; Página 22 Com o fortalecimento do Estado e a expansão econômica, os Estados Modernos se formaram uns contra os outros, o que leva a uma forte exploração colonial entre a metrópole e a colônia. A figura 04 mostra como a colônia já estava povoada. Uma vida se assemelha a da metrópole, e que nos dá a sensação de descontiguidade, que resulta em rarefação e dispersão dos colonos.
Ambiguidade
Figura 06; Página 24 A figura nos mostra a exploração dos escravos que são dominados pelos seus senhores. Nos remete a diferença, a distância desses dois grupos, o senhor e o escravo, o dominador e o dominado. A desigualdade entre eles, um grupo que possui muitas coisas com facilidade e outro obtém o mínimo necessário para sobreviver. Até mesmo aqueles que tinham o sangue dos senhores, os chamados “mestiços” já nasciam escravos, era uma outra forma de cominação. A sociedade colonial configurava-se como uma sociedade estamental, o que intensificava bastante a ambiguidade social.
Desterro/Externalidade
Figura 12; Página 34 Desterro, ou em outras palavras, pessoas que vivem fora do seu local de origem, é o que nos mostra a figura 12, trabalhadores sejam eles nativos ou escravos, que exploram a terra tanto para eles como também para os seus senhores. Não apenas os que vieram de Portugal, os desterrados, mas tambem os nascidos nesta terra, não como senhores,