Case Aspen
Os esforços e competência da presidência e de toda a diretoria da Apsen, os levou a desenvolver um modelo de gestão de negócios que tem como ponto fundamental a qualidade e a valorização de políticas de melhoria contínua e satisfação do cliente, além dos esforços de implementar inovadoras práticas de Gestão de Pessoas.
Este trabalho analisa as ações de gestão de pessoas, através de situações de um case utilizando os conceitos abordados na disciplina deste período, visando integrar o conteúdo.
2- DESENVOLVIMENTO
No case é relatado o modelo de gestão de negócios que a empresa Aspen utiliza que é ponto fundamental a qualidade e a valorização de políticas de melhoria contínua e satisfação do cliente, além dos esforços de implementar inovadoras práticas de gestão de pessoas, com a visão de um modelo de gestão de pessoas humano, focado na qualidade de vida e no desenvolvimento das pessoas.
A Apsen é uma empresa atípica. O modelo de gestão de pessoas adotado pela Apsen se diferencia das demais empresas em muitos aspectos. Ainda que respeite as práticas de mercado, a Apsen faz suas próprias práticas. Segundo ele, o critério que a Apsen usa para estabelecer essas práticas é a crença pessoal do presidente, e adotada por toda a diretoria da APSEN, de que é possível e necessário ser feliz no trabalho. A partir daí, todo o modelo de gestão de pessoas da empresa está baseado no propósito de investir no que há de mais sagrado na empresa: as pessoas. Foram citado alguns exemplos no case que comprova esse objetivo da empresa, é o caso de Tatiana Higa, supervisora do CAC (Centro de Atendimento ao Cliente). Tatiana começou a trabalhar na Apsen em 2000, quando foi acolhida pela empresa num momento difícil de sua vida. Ainda estudante, Tatiana se viu em dificuldades quando teve que sair da empresa em que estagiava, pois anunciaram a sua venda. Estava no último ano da faculdade e dependia do estágio para custear seus estudos. Aos 23 anos a Apsen lhe