Case Apple
que leva milhares de americanos a formarem longas filas em frente às lojas para comprar um smartphone?
Qual a fórmula mágica para ser uma das empresas de tecnologia mais respeitadas de todo o mundo?
Conheça um pouco sobre a história da Apple.
Origem...
Em
1976, Steve Jobs e Steve Wozniak, dois jovens apaixonados por inovação, faziam parte de um grupo que montava seus próprios computadores de forma bastante artesanal. Foi em um dormitório de faculdade que a Apple Computers Inc. surgiu, trazendo à tona o Apple I, projeto de um computador bastante avançado para a época, mas que foi recusado por empresas já consolidadas, como a Atari e a HP.
Embora
não tenha sido um grande sucesso de vendas o Apple I deixou os rapazes esperançosos. O que era um sonho hippie, acabou se transformando na maior promessa da tecnologia.
Com
aperfeiçoamentos notáveis, o Apple I ganhou um sucessor: o Apple II. Lançado em 1977, ele fez muito sucesso, apesar de seu preço elevado
Apple I
Apple II
Em
1985, o sucesso do Macintosh pareceu desestabilizar a empresa, que resolveu demitir Steve Jobs e acabou por ficar também sem Steve Wozniak, que voltou para a faculdade. A partir de então, os computadores da Apple perderam o brilho e traziam uma interface desatualizada para os padrões da época, com características que desagradavam os consumidores. Visão empreendedora
Jobs
conseguiu voltar ao topo da empresa dois anos depois.
Desde então, os produtos da Apple são marcados por designs inovadores.
Recentemente, a Apple voltou suas atenções para aplicativos digitais. Veio o Ipod, tocador de músicas portátil; o iTunes, tocador de mídia e gerenciador de iPods; e a loja virtual para aquisição de MP3, a iTunes Store.
Em 2007, a Apple embarcou no mercado de telefonia móvel com o iPhone.
Principais riscos
Apple
e Microsoft ficaram em campos opostos pela primeira vez no fim dos anos 1980. O lançamento do Windows, sistema da
Microsoft com interface gráfica, levou a Apple a