Case Apple - Português
Em 4 de abril de 2010, a Apple Inc. lançou o seu iPad ansiosamente antecipado entre grande hype. O tablet de computador multimídia, foi a terceira grande inovação que a Apple tinha lançado durante a última década. CEO Steve Jobs havia argumentado que o iPad foi outro produto revolucionário que poderia emular o sucesso estrondoso do iPod e do iPhone. Expectativas estava alta. Mesmo Economist exibido o lançamento do iPad em sua capa de revista com Jobs ilustrado como uma figura bíblica, observando que, "O entusiasmo dos fiéis Apple pode ser exagerado, mas registro de Jobs sugere que, quando ele abençoa um mercado, que leva off "1.
A empresa começou como "Apple Computer", mais conhecida por seus computadores Macintosh pessoais (PCs) em 1980 e 1990. Apesar de fortes lucros da marca, crescimento rápido e alta no final dos anos, na década de 1980, a Apple quase faliu em 1996. Em seguida, Jobs passou a trabalhar, transformando "Apple Computador "em" Apple Inc. "com inovadoras não-PC produtos a partir do início de 2000. Na verdade, por 2010, a empresa viu-se como uma "empresa de dispositivos móveis." 2 No ano fiscal de 2009, as vendas relacionadas com o iPhone eo iPod representou quase 60% do total de vendas da Apple de US $ 43 billion.3 Mesmo no meio de uma grave econômico recessão, receitas e lucro líquido subiu tanto (ver exposições de 1a a 1c). Enquanto isso, as ações da Apple estava fazendo história própria. O preço das ações subiu mais de 15 vezes desde 2003 (ver Quadro 2).
Por quase qualquer medida, reviravolta da Apple foi uma realização espetacular. No entanto, Steve Jobs sabia que nenhuma empresa do setor de tecnologia pode relaxar. Desafios abundavam. Em 2009, por exemplo, as vendas do iPod foram caindo. Ao mesmo tempo, a Microsoft introduziu o Windows 7, o que levou a um ressurgimento em vendas de PC. Mesmo que as vendas do Macintosh haviam crescido mais rapidamente do que a indústria nos últimos anos, a participação da Apple no