Casamento
O Casamento
Segundo Martinez (???????: 117), casamento é uma instituicao social qie visa estabelecer vínculos de união estáveis entre o homem e a mulherbaseados no reconhecimento do direito de prestacoes recíprocas de comunhão de vida e de interesses, segundo as normas das respectivas sociedades.
Não se trata de um tipo de partilha qualqur, deixado ao livre albedrio e inclinaces dos intervenientes,mas de uma comunhão de interesses mútuos. O casamentofaz dos contraentes marido e mulher e transforma os status de gerador e geradora em pai e mãe. O fundamento não é tanto o amor quanto vontade, a decisão e a aceitacao da partilha de vida e de interesses.
O casamento é também instrumento de aliança entre grupos familiares. Nas sociedades modernas não desapareceu este factor, que tem a sua importância as consideracoes sobre a família de cada um dos conjugues na altura de tomar a decisão de casar.
Tipo de casamento
Martinez aponta dois tipos de casamento de acordo com o numero de conjugues permitidos pela sociedade,entretanto, são os seguintes tipos:
1. Monogamico: casamento entre o homem e uma mulher
2. Poligâmico, que se divide em poliginico que é casamento de um homem com varias mulheres e poliandrico que é casamento de uma mulher com vários homens.
Mas de um modo geral consideramos a poligamia, incluso os dois aspectos acima referido.
Por sua vez, o casamento pode ser classificado atendendo os seguintes aspectos:
À escolha dos nubentes1:
a) Livre, quando os noivos tem liberdade na escolha do seu parceiro;
b) Preferencial – quando apenas se considera aconselhável que o individuo despose uma determinada pessoa ou entre as pessoas de uma determinada categorias social;
c) Prescrito – casamento compulsório e prestalecido, onde as pessoas ao nascer, ficam comprometidas com outras, tendo em vista um casamento futuro. Podem ser envolvidos casamento entre primos prescrito de primos cruzados e casamento prescrito de primos paralelos. É de notar