Casa rui barbosa
A casa Rui Barbosa foi construída em 1849, no bairro botafogo no Rio de Janeiro. Rui Barbosa, a comprou em 1895 e morou ali por 28 anos.
Situa-se num bairro onde o clima tropical úmido é bem acentuado pela densidade dos prédios e casas, pela falta de arborização e pelo tráfego intenso.
O que compensa o aquecimento devido à urbanização, é a proximidade do mar, através das brisas marítimas que circulam pelo bairro. As construções colaboram pois a maioria são de gabaritos baixos e médios.
O terreno é privilegiado, possui intensa vegetação nos seus jardins, que tomam todo o espaço livre do entorno, com grandes árvores que proporcionam sombras a grande parte de suas fachadas, formando um micro clima bem agradável.
Caramanchão feito com estrutura de metal, coberto por parreiras que dá um aconchego ao lugar irresistível.
Vista de cima:
A maior parte do jardim está nos fundos da casa
Após a morte de Rui Barbosa, a viúva vendeu a propriedade ao governo brasileiro que, em seguida, transformou o local em um museu, cujo principal objetivo é a preservação da memória deste importante personagem da história brasileira.
Ao fundo do terreno da casa de Rui Barbosa, separado por uma grande e agradável área ajardinada, encontra-se o prédio do anexo administrativo.
São 4 andares e 1 subsolo.
COMPARAÇÕES
A casa Rui Barbosa é constituída de alvenaria mista (70% tijolo e 30% pedra), paredes internas com pau-a-pique e cobertura em estrutura em madeira com telhas cerâmicas. As janelas tem quaro folhas sendo as externas, venezianas, em madeira e as internas de vidro.
Enquanto o prédio tem estrutura em concreto armado.No intercolúnio dos pilares existem vãos em esquadria de alumínio e vidros basculantes, sobre peitoril de placas pré-moldadas em concreto. O teto é de laje nervurada em concreto aparente
Tanto na casa Rui Barbosa como no prédio foram encontrados problemas de umidade.
O museu não possui sistema mecânico de ventilação e