Rui barbosa
Batizado com o diminutivo de Rodrigo, nome do avô paterno, Rui Barbosa de Oliveira nasceu em Salvador no dia 5 de novembro de 1849. Era filho do médico, intelectual e político João José Barbosa de Oliveira e de Maria Adélia Barbosa de Oliveira.
[pic] [pic]. [pic] (Pai) (Mãe) (Casa)
Alfabetizado aos cinco anos, Rui cresceu rodeado de livros. Em casa, depois das lições paternas, decorava textos clássicos portugueses e estudava música. Sob a rigorosa supervisão do pai, que já o preparava para a tribuna, recebia noções de oratória. Em 1864, na formatura do curso de humanidades: Rui recebe medalha de ouro das mãos do Arcebispo da Bahia. Ainda sem a idade mínima exigida para ingresso na faculdade, Rui permanece por mais um ano no Ginásio Baiano, estuda alemão e revisa o curso de humanidades. No final de 1865, é escolhido para discursar na solenidade de entrega de prêmios.
[pic] [pic]
Fundado e dirigido por Abílio César Borges - futuro Barão de Macaúbas - o Ginásio Baiano contribuiu na formação de inteligências como Castro Alves e Rui Barbosa, um dos seus alunos mais brilhantes. Ingressando no estabelecimento com 11 anos, idade em que já escrevia versos, Rui colabora para o jornalzinho da escola. Sempre o primeiro da classe, era tímido e introvertido, e durante o recreio preferia ficar lendo no pátio em vez de brincar. Nesse colégio pronunciou seu primeiro e aplaudidíssimo discurso, inaugurando, em 1865, uma longa e empolgante trajetória de orador. Recife abrigou o primeiro curso superior do país - a Faculdade de Direito de Recife, transferida de Olinda no ano de 1854, Rui Barbosa vai para lá em 1866, onde cursa apenas dois anos, chegando a fundar, com Castro Alves, também estudante de direito, uma sociedade abolicionista,e vai para São Paulo em 1868 e engessa na faculdade de direito do largo São Francisco por achar que foi prejudicado por um