Rui Barbosa
Rui Barbosa (1849-1923) foi político, diplomata e jurista brasileiro. Foi membro fundador e presidente da Academia Brasileira de Letras. Foi Embaixador do Brasil, na Conferência de Paz em Haia e considerado um dos sete sábios a participar do encontro. Foi chamado de "O Águia de Haia".
Rui Barbosa (1849-1923) nasceu em Salvador, Bahia, no dia 5 de novembro. Filho de João José Barbosa de Oliveira, médico e Diretor da Instrução Pública da Bahia, e Maria Adélia Barbosa de Oliveira. O casal teve dois filhos, Brites e Rui Barbosa, que receberam uma educação rigorosa.
Rui Barbosa era sobrecarregado de estudos. Com cinco anos ingressou na escola e com 15 dias já sabia ler e conjugar verbos. Em casa estudava piano e oratória. O pai o obrigava a ler os clássicos portugueses. Em 1861 ingressou no Ginásio Baiano de Abílio César Borges. Em 1864 concluiu o curso recebendo a medalha de ouro, e pronunciou seu primeiro discurso público.
Com 15 anos já se preparava para estudar Direito. Por ser muito novo passou um ano estudando alemão, lendo juristas e obras da biblioteca médica de seu pai. Em 1866 entra para a Faculdade de Direito do Recife, onde participa de associações abolicionistas. Terminou o curso na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo.
Em 29 de outubro de 1870 estava de volta a Salvador. Com a morte do pai, passa a trabalhar como secretário da Santa Casa de Misericórdia. Membro do partido liberal, participava de comícios, defendendo o programa de seu partido. Em 21 de novembro de 1876 casa-se com a baiana Maria Augusta Viana Bandeira. No ano seguinte foi eleito deputado provincial pela Bahia. Em 1879 foi eleito para a Assembléia Geral da Corte.
Instalada a República, Rui Barbosa foi chamado para ocupar a pasta da Fazenda. Redigiu o projeto da Carta Constitucional. Com a dissolução do Congresso pelo Presidente Deodoro, abandonou o cargo que ocupava, passando para a oposição.
Em 1893, viu-se envolvido na Revolução