Casa grande e senzala
Índios x Negros Índios são introvertidos, não gostam de calor e ficam mais alegres em dias de chuva. São de difícil adaptação. Enquanto o negro gosta do calor, é extrovertido. O negro é um homem plástico, fácil, adaptável.
Mudanças genéticas Discussão a respeito das características biológicas e a possibilidade das gerações futuras sofrerem alterações fisiológicas ao longo do tempo – caráter somatogênico: mudanças na cor da pela em função do clima, pele da sola do pé se mostrar mais grossa, mesmo sem atrito com o solo em um bebê.
Superioridade Branco x Negro As teorias com relação ao tamanho do crânio e superioridade não chegam a resultados satisfatórios. O negro tem um cérebro menor que o do branco, já a mulher chinesa tem um cérebro maior que a branca. O negro tem uma capacidade de aprendizado mais rápida que o europeu, maior capacidade de assimilação.
Critério de importação dos negros Cada região importava os negros de acordo com a sua necessidade. Na América inglesa o critério de importação foi o agrícola, ou seja, importaram negros com energia bruta e animal, um negro resistente, forte e barato apenas para as lavouras. Já no Brasil, eram vários os propósitos da importação: a lavoura, a mineração, trabalhos com metais, falta de mulheres brancas. Assim, vieram negros de diversas regiões e tribos africanas. Cada qual com suas características e aptidões físicas. Uns com corpos mais fortes e dispostos ao trabalho da lavoura, outros com traços mais europeizados, mais delicados, negras mais bonitas, outros ainda, com traços mais grosseiros e feios, como os negros que foram para a região da baixada fluminense. No nordeste, região dotada de melhores recursos econômicos, podia-se notar uma melhor qualidade dos negros importados. Os senhores podiam