Economia política internacional
O comércio começa a ser necessário a partir do momento em que o homem deixa de ser nômade. Ao se fixar em um local, o homem começa a pensar em produção. Normalmente, o individuo fixado, vai produzir uma quantidade maior, do que precisa, o excedente.
A) Tipos
A.1) Local
O Local é você atrair o comércio. Acontece quando há a fixação do individuo gerando a necessidade do comércio, levando a criação das cidades. Estas crescem em função do comércio.
A.2) Regional
O comércio regional começou com as feiras. A partir delas, a circunferência do comércio começa a aumentar, já que os indivíduos das regiões próximas se deslocam até lá para comercializar. Ele atrai pessoas de outras regiões que queiram vender seus produtos e possuam quem queira comprar.
A.3) Nacional
No comércio nacional, o sentido de feira é diferente do sentido que tem comercio regional. As feiras nacionais têm grandes quantidades de um mesmo tipo de produto. São específicas. É uma das formas mais eficientes de se apresentar um novo produto.
A.4) Internacional
Tem uma abrangência total, onde se produz benefícios maiores para sua empresa e país.
B) Importância
B.1) Adquirir o que não possui
Um país precisa adquirir os recursos naturais que não tem. Não possuir é diferente de não explorar. O Brasil sempre possuiu petróleo, o que não havia era sua exploração. Isso é algo diferente.
B.2) Adquirir o que não pode produzir
Um país não pode produzir aquilo que não tem condições técnicas de produzir. Essa situação é momentânea. Isso porque, hoje pode faltar um equipamento necessário para produção de algo, e amanha ter esse equipamento e o individuo preparado para operar o mesmo. Dessa forma, enquanto não se tem a condição necessária, se adquire o que não se pode produzir internamente.
B.3) Importar o que internamente tem custo alto
Internamente um produto pode ser muito caro de produzir enquanto em algum outro país esteja, no momento, mais barato. Muitas vezes um