Casa de 80 M²
I NSTALAÇÕES E LÉTRICAS R ESIDENCIAIS
Julho de 2003
Esta edição foi baseada nos Manuais de Instalações Elétricas Residenciais 3 volumes, 1996 © ELEKTRO / PIRELLI complementada, atualizada e ilustrada com a revisão técnica do
Prof. Hilton Moreno, professor universitário e secretário da
Comissão Técnica da NBR 5410 (CB-3/ABNT).
Todos os direitos de reprodução são reservados
© ELEKTRO / PIRELLI
Copyright © 2003 - Todos os direitos reservados e protegidos
Será permitido o download gratuito do(s) arquivo(s) eletrônico(s) desta publicação para o seu computador, para uso próprio, podendo inclusive ser impressa para melhor leitura ou visualização pelo usuário.
Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida, traduzida ou comercializada total ou parcialmente sem autorização prévia por escrito das empresas detentoras dos direitos autorais e responsáveis pela sua criação.
Os infratores serão processados na forma da lei.
I NSTALAÇÕES E LÉTRICAS R ESIDENCIAIS
O U SO
DOS
D ISPOSITIVOS DR
Como vimos anteriormente, o dispositivo DR é um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère), que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano.
Dessa forma, um completo sistema de aterramento, que proteja as pessoas de um modo eficaz, deve conter, além do fio terra, o dispositivo DR.
Bipolar
Tetrapolar
61
I NSTALAÇÕES E LÉTRICAS R ESIDENCIAIS
R ECOMENDAÇÕES
E
E XIGÊNCIAS
DA
NBR 5410
A NBR 5410 exige, desde1997:
A utilização de proteção diferencial residual (disjuntor ou interruptor) de alta sensibilidade em circuitos terminais que sirvam a:
• tomadas de corrente em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e, no geral, a todo local interno molhado em uso normal ou sujeito a lavagens;
• tomadas de corrente em áreas