Casa das Meninas - uma visita
A Casa Das Meninas é uma instituição de acolhimento à criança e à adolescente. Trata-se de um lugar no qual é oferecido abrigo à crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal.
Com base no contexto levantado, é colocado em evidência considerações a respeito da visita à Casa das Meninas.
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA preconiza que o acolhimento em instituição é uma medida provisória e excepcional, porém a ausência de políticas públicas eficazes, de programas oficiais de auxílio às famílias entre outros fatores, leva as crianças e os adolescentes a ficarem muito tempo abrigados.
Além do que, várias instituições ainda organizam suas rotinas com características punitivas, repressivas e disciplinantes. E foi esta rotina que foi relatada por uma das meninas abrigada naquela instituição, que contou que quando uma abrigada descumpre com as regras da instituição “todas pagam”. Verificou-se também que a cultura da institucionalização se faz presente, em detrimento ao direito à convivência comunitária e familiar.
Segundo Guedes (2014) o trabalho nas instituições de acolhimento institucional abrange uma multiplicidade de campos de ação, de forma a contemplar as diferentes esferas das vidas de crianças e adolescentes acolhidos. Interlocuções com profissionais da educação, saúde e Poder Judiciário são frequentes e necessárias, assim como ações com a família e a comunidade.
Percebeu-se que a responsabilidade pelo processo de reintegração familiar não é só do abrigo, mas também da rede de proteção integral à criança e ao adolescente. Todos os envolvidos - Varas da Infância e Juventude, Organizações Sociais, Conselhos Tutelares, Poder Público, Familiares e Comunidades - precisam assumir, de fato, suas responsabilidades.
Pôde-se notar que o cotidiano da instituição é permeado de histórias, sentimentos, acontecimentos e comportamentos, por todas as pessoas que ali convivem. Percebeu-se que frente à