Casa da moeda
Casa da Moeda
História: A casa da moeda do Brasil é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Foi fundada em 1694 para fabricar moedas com o ouro proveniente da mineração. No ano seguinte, começaram a ser produzidas as primeiras moedas. E, até hoje, a história da Casa da Moeda acompanha a história de desenvolvimento do Brasil.
Em 1843, utilizando a técnica “intaglio”, a Casa da Moeda imprimiu o selo “Olho de Boi”, fazendo do Brasil o terceiro país do mundo (precedido apenas pela Inglaterra e pela Suíça) a emitir um selo postal. Hoje, o órgão possui três unidades industriais responsáveis pela produção de moedas e medalhas comemorativas, cédulas, selos fiscais e postais, passaportes, carteiras de trabalho, bilhetes magnetizados para transporte, entre outros produtos.
A empresa tem mais de 300 anos de existência
A segurança é um fator prioritário para a Casa da Moeda. Todas as etapas de fabricação dos produtos são controladas de maneira rigorosa. Para isso, é realizada diariamente a contagem física e o balanço de matérias-primas e de produtos acabados. Além disso, todos os moldes originais e matrizes de produtos são guardados em cofres, sob a custódia da Casa da Moeda. Já os materiais usados nos processos intermediários de produção, como chapas, cristais, filmes e outros são destruídos, muitas vezes na presença de testemunhas.
Visando a transparência em sua gestão, a Casa da Moeda disponibiliza em seu site os demonstrativos financeiros mais recentes, o balanço social e todas as ações feitas pelo órgão na preservação do meio ambiente.
Este artigo examina os principais fatores determinantes da oferta e da circulação de moeda metálica no Brasil nos séculos XVI e XVII. O objetivo é contribuir para o debate, até hoje pouco explorado, sobre a escassez de moeda no Brasil colonial. O trabalho é dividido em seis seções, além da introdução e considerações finais. A primeira apresenta as principais características do sistema bi metálica então vigente