cASA BRACA
Professor: Luiz Araken Neves de Pinho
Notas de Aula n° 2
A OFERTA, A DEMANDA, SISTEMAS E CICLOS ECONÔMICOS.
1) Sistema Econômico
Sistema econômico é o conjunto de relações técnicas, básicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de uma sociedade. Todo sistema econômico deve encontrar resposta para três perguntas básicas:
Que bens e serviços produzir e em que quantidade?
Como produzir tais bens e serviços?
Para quem produzir, ou seja, quem consumirá os bens e serviços produzidos?
Há dois tipos de sistema econômico:
Sistema econômico de mercado; e
Sistema econômico de planificação central.
A escolha de um ou outro tipo de sistema sempre é fruto de um processo histórico e o sistema escolhido sempre definirá o compasso do desenvolvimento da sociedade em seu conjunto.
2) Intercâmbio
O intercâmbio é vantajoso porque ambas as partes saem “ganhando”, já que podem especializar-se na obtenção de uns poucos bens, aumentando sua eficiência pela obtenção do maior volume de produção possível com a menor quantidade de recursos.
O intercâmbio leva à divisão do trabalho, que permite:
a) a especialização;
b) uma maior capacidade de cada trabalhador; e
c) a introdução de ferramentas e máquinas específicas.
Para que a especialização ocorra, ela necessita de um sistema onde os indivíduos possam vender seus excedentes e adquirir o que necessitam, ou seja, onde possam ocorrer trocas.
As trocas podem ocorrer diretamente entre um bem por outro – escambo – ou podem utilizar a intermediação do dinheiro.
No caso do escambo, os problemas são: encontrar alguém disposto a adquirir precisamente o que se pretende dar em troca; e a indivisibilidade de alguns bens.
Para solucionar tais problemas o ser humano chegou à idéia do dinheiro, que é todo meio de pagamento aceito que pode ser permutado por bens e serviços, além de poder ser utilizado para saldar dívidas.
Com a aceitação do dinheiro