Trabalhos
3)Discuta a seguinte afirmação: “ O português negociante de fazenda por atacado foi vencido pelo português negociante de secos e molhados”. ( Dirce Cortes Riedel)
O negociante de fazenda é Miranda e a expressão “por atacado” quer dizer que ele possui grande numero de fazenda já o negociante de secos e molhados é João Romão que é dono de uma vendinha logo de inicio, percebendo que Miranda é mais rico que João Romão, só que através de muito trabalho e golpes no fim da historia sua vendinha si torna um grande cortiço, então a situação financeira dos dois se inverte daí a afirmação “ o português negociante foi por atacado foi vencido pelo português negociante de secos e molhados”.
Fonte do texto acima: http://grupogga.blogspot.com.br/2010/11/analise-da-narrativa-segundo-da-pagina.html
O livro narra inicialmente a saga de João Romão rumo ao enriquecimento. Para acumular capital, ele explora os empregados e se utiliza até do furto para conseguir atingir seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso.
Em oposição a João Romão, surge a figura de Miranda, o comerciante bem estabelecido que cria uma disputa acirrada com o taverneiro por uma braça de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal. Não havendo consenso, há o rompimento provisório de relações entre os dois.
Com inveja de Miranda, que possui condição