Caruaru e a sustentabilidade
2- Como é o seu bairro?
3- Como é a dimensão do lugar?
4- Como é a casa ou o edifício que você mora?
5- O espaço urbano o qual você se relaciona prioriza pessoas ou carros?
6- E qual a relação de todas essas escalas com a adequação bioclimática e sustentabilidade?
1- Caruaru é uma cidade que vem crescendo de uma forma orgânica (sem planejamento). Não é uma cidade compacta, pois há poucos bairros que favorecem uma mistura de usos (residencial, comercial, de serviço, entre outros) no espaço. Caruaru se configura como um importante polo acadêmico e detém uma das maiores feiras ao ar livro do mundo, A Feira da Sulanca (nas segundas-feiras), por esses motivos o trânsito tem se tornado cada vez mais intenso e complicado por falta de rotas alternativas.
2- O bairro Maurício de Nassau é um bairro que vem crescendo bastante (principalmente horizontalmente) e detém a maioria dos edifícios altos da cidade. Possui uso misto, há colégios, hospitais, bancos, shopping, supermercados etc, inclusive, há várias novas construções que são edifícios residenciais e no térreo são utilizadas para comércio.
3- Caruaru ocupa uma área de 920,611 km², sendo que 16,65 km² estão em perímetro urbano e os 903,961 km² restantes formam a zona rural. No ano de 2010, segundo o IBGE, a cidade tinha 96 304 domicílios particulares permanentes, sendo 86 795 casas, 8 728 apartamentos, 397 casas de vilas ou em condomínios e 384 casas de cômodo ou cortiços.
4- Uma casa de dois cômodos, num bairro de uso misto. A casa tem várias aberturas e isso possibilita uma ventilação melhor e iluminação natural, durante o dia, reduzindo o uso de ar-condicionado, energia elétrica.
5- Carros. A cidade não dispõe de largas calçadas (e nem calçadas com um pavimento padrão, tornando inviável uma pessoa com necessidades especiais andar sozinha no centro da cidade, por exemplo) e nem ciclovias.
Imagens de calçadas estreitas em algumas ruas da cidade:
6- A