ADEQUA ES DE PRINCIPIOS BIOCLIMATICOS
ADEQUAÇÃO DE PRINCIPIOS BIOCLIMÁTICOS
Parque Ambientalista Severino Montenegro
Caruaru
2015
Adequação de princípios bioclimáticos
Parque Ambientalista Severino Montenegro
Trabalho apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade UNIFAVIP/DEVRY, como requisito total para a obtenção de crédito na disciplina de Fundamentos de Bioclimatologia e Sustentabilidade, ministrada pela professora Larissa Tollstadius.
Caruaru, 10 de junho de 2015.
Sumario
Introdução
Este trabalho tem por finalidade apresentar um estudo de adequação de princípios bioclimáticos de um projeto situado no Parque Ambientalista Severino Montenegro, uma capela ecumênica, explicando assim os motivos e soluções encontrados para a projeção da obra, análise de desempenho térmico, materiais de construção, uso de estratégias bioclimáticas para o clima quente e seco, análise de insolação através da carta solar, análise do aproveitamento da ventilação natural, usando princípios do livro Manual de conforto térmico: arquitetura, urbanismo / Anésia Barros Frota, Sueli Ramos Schiffer. — 5. Ed. — São Paulo: Studio Nobel, 2001.
Apresentação:
Localizado na cidade de Caruaru/PE, o Parque Ambientalista Severino Montenegro conta com uma enorme área de quatro hectares, na Av. José Rodrigues de Jesus, no Indianópolis (Vê figura 1). Foi criado no dia 21 de agosto de 2009. Projetado e pensado para lazer da cidade e dos visitantes, contém lago, um anfiteatro, pista de Cooper, inédito jardim sensorial, assim os deficientes visuais se guiam pelo cheiro de espécies da flora regional, e pelo toque. Além disso, o parque conta com uma área verde imensa, e diversificada, atraindo pessoas que buscam por um bom local agradável, pelo conforto e tranquilidade que a natureza proporciona. Entendendo um pouco dessa história do parque, foi proposta a