vida
Informações sobre a Geografia da Amapá
Localização Geográfica: região Norte do Brasil
Limites geográficos: Oceano Atlântico (leste), Guiana Francesa (norte), Suriname (noroeste), Pará (oeste e sul)
Fronteiras com os seguintes estados: Pará
Relevo: planície com lagos e mangues no litoral; depressão na maior parte do território com presença de planaltos residuais.
Cidades mais populosas: Macapá (capital), Santana, Laranjal do jari e Oiapoque.
Principais rios: Amazonas, Araguari, Jari e Maracá.
Principais problemas ambientais: poluição de rios e desmatamento.
HIDROGRAFIA
Cerca de 39% da bacia hidrográfica do Estado faz parte da bacia do Amazonas. A rede hidrográfica do Amapá é formada por rios que desempenham um grande papel econômico na região desde a atividade pesqueira até o transporte hidroviário. A maioria dos rios do Amapá deságuam no oceano Atlântico. Dessa forma, os principais rios são:
Rio Araguari: possui 36 cachoeiras. Rio Oiapoque: fronteira natural entre o Brasil e a Guiana Francesa. Rio Pedreira: utilizado na retirada de pedras para construção da Fortaleza de São José de Macapá Rio Gurijuba: foi um rio com grande concentração de peixes. Rio Cassiporé: conhecido pela grande quantidade de peixes. Rio Vila Nova: fronteira natural entre o Amapá e o Pará. Rio Matapi. Rio Maracapú. Rio Amapari. Rio Amapá Grande. Rio Flexal. Rio Tartarugalzinho. Rio Tartaruga Grande.
VEGETAÇÃO
Como o clima do Estado é quente e úmido a cobertura vegetal é bastante diversificada e apresenta Florestas, e essas são classificadas em Floresta de Várzea, Floresta de Terra Firme, além de campos e cerrados. Nas áreas próximas ao litoral a vegetação encontrada é o mangue ou manguezal. Aproximadamente 73% da área estadual é coberta pela Floresta Amazônica.
Características
Os aspectos naturais são todos os elementos da natureza formados a milhões de anos que,