Cartografia
Segundo FERRAZ et al. (1993), nas aulas de Arte devem ser trabalhados o mundo do educando, propiciando-lhes contato com as obras de arte, desenvolvendo atividades onde o mesmo possa experimentar novas situações, podendo compreender e assimilar mais facilmente o mundo cultural e estético e que compete ao professor um contínuo trabalho de verificação e acompanhamento em seus processos de elaborar, assimilar e expressar os novos conhecimentos de arte e de educação escolar dos aprendizes em Arte, ao longo do curso, e que a avaliação deve estar centrada em todo o processo de ensino-aprendizagem.
Piaget, o pensador que melhor e mais profundamente formulou idéias sobre o funcionamento da inteligência humana, descreve-o como contínuo, desde o nascimento de uma pessoa até a fase adulta, relacionando-o a assimilações e acomodações simultâneas e sucessivas, reguladas pela tendência à equilibração.
Comparando a inteligência a um lago: como o lago, a inteligência tem seus momentos de águas tranqüilas, é um momento de equilíbrio. Suponhamos que alguém jogue uma pedra no lago: o equilíbrio é quebrado, formando-se círculos concêntricos