cartografia
Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. A confecção de um mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em seu tamanho. A transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana recebe a denominação de projeção cartográfica. Na pré-história, a Cartografia era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeira, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século III a.C.) que construíram as bases da cartografia moderna, usando um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes. Ptolomeu desenhava os mapas em papel com o mundo dentro de um círculo, os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos. Após a descoberta do novo mundo, a cartografia começou a trabalhar com projeções de superfícies curvas em impressões planas.
A necessidade de uma direção no espaço geográfico, fez com que o ser humano fizesse o seu registro para demarcar esse espaço. A cartografia surgiu antes da escrita, antigamente usava- se códigos localização em conchas, argila, papiro e em rochas.
O mapa mais antigo que se tem conhecimento é o de Ga-Sur, que é um pequeno tablete de argila cozido que cabe na palma da mão. Foi descoberto perto de cidade de Haran, no nordeste do atual Iraque.
Os gregos foram o povo que mais impulsionou a cartografia descobrindo a forma arredondada da Terra.
De grande importância teve a representação do primeiro globo terrestre com a determinação da linha do equador, dos polos da terra, trópicos e o desenvolvimento de um sistema de latitude e longitude. O conhecimento da cartografia acabou sendo desprezado durante a Idade Média e voltou no Renascimento, quando as viagens e as novas conquistas transformaram o mundo da cartografia.
O lançamento de satélites