Meio de cultura bacteriano
Meios de cultura: material nutriente preparado no laboratório para o crescimento de microrganismos in vitro. Cultura: microrganismos que crescem e se multiplicam no meio de cultura. Inoculação: contaminação proposital de um meio de cultura, ou seja, é a transferência de um determinado número de microrganismos para um meio de cultura a fim de que estes se desenvolvam e permitam a sua identificação. Técnicas de semeadura maneiras como a inoculação das bactérias é realizada em diferentes meios.
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE CULTURA: QUANTO A COMPOSIÇÃO
* NATURAIS
São aqueles encontrados na natureza, de origem vegetal (p.ex.: pedaço de batata, de abóbora) ou animal (p.ex.: gema de ovo, pedaço de carne)
* ARTIFICIAIS
São aqueles fabricados em laboratório, constituído de substâncias químicas. Podem ser definidos ou INDEFIN (complexos)
* CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE CULTURA: QUANTO À FINALIDADE E CARACTERÍSCAS
* SIMPLES
Só possui os nutrientes basicos para o crescimento das bactérias em geral. Enriquecido ou Diferencial além dos nutrientes básicos possui elementos nutritivos a mais, como fatores promotores de crescimento (sangue...), mas não é específico. De enriquecimento ou Seletivo. É suplementado com nutrientes específicos para o microrganismo que se deseja pesquisar. Além disso, possui nutrientes agentes inibidores de determinados microganismos, mas não permite o isolamento da bactéria, pois é um meio líquido.
Por exemplo: aminoácidos (lisina à Salmonella)
CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE CULTURA: QUANTO À FINALIDADE E CARACTERÍSTICAS
* SELETIVO
Possui agentes inibidores de determinados microrganismos. Permite a identificação e isolamento da bactéria, pois é um meio sólido (permite a visualização de UFCs).
Por exemplo: Agar EMB à inibe Gram+
* DIFERENCIAL
Permite a diferenciação de diferentes microrganismos.
Por exemplo: a diferenciação de bactérias fermentadoras e não fermentadoras