Ideologia
CURSO DE DIREITO
DELIANE TREZZA
818227
A IDEOLOGIA
RIBEIRÃO PRETO
2014
O texto discute a atuação da ideologia no meio em que vivemos. A ideologia em seu conceito genérico significa o conjunto de ideias, concepções ou opiniões sobre algum tema sujeito a discussão.
Segundo o filosofo Karl Marx, a ideologia se equivale a ilusão,a abstração,aparecer social,falsa consciencia, consepção idealista na qual a realidade é invertida.
Através da ideologia, são produzidos imaginários de identificação social cuja função seria esconder o conflito entre as classes sociais, ocultar a dominação e a presença do particular, dando-lhe a aparência de universal.
Segundo ele a ideologia quem oculta a alienação da população que vive em condições precárias, por exemplo, pois a ideologia usada pela classe dominante impede que a população se mobilize contra a imposição dos interesses da classe dominante.
Os indivíduos são levados a seguir tais normas de condutas que muitas vezes não convém a eles, mais convêm a classe dominante, que cria uma realidade mascarada e assim esconde os problemas reais que a sociedade apresenta.
A ideologia é dominante, porém, sabemos que existe uma contra-ideologia que destina-se a atacar os sensos comuns, construídos para legitimar esquemas de dominação e submissão dos interesses coletivos pelos privilégios privatistas.
A superação da ideologia exige trazer a tona o que a ideologia esconde, quebrando a firmeza das verdades que nunca foram discutíveis com a sociedade.
Para isso é necessario um processo de saber que seja constante, pois o conhecimento é algo que esta em constante moviemento e não é uma verdade “acabada” . E com isso faz-se necessario a multiplicação do bom senso nos mesmos lugares onde a ideologia é dissiminada, ou seja, na escola, nas familias, nos trabalhos etc. As famílias devem produzir os seus valores vigentes, e assim conscientes repassarem aos