CARTOGRAFIA
DISCIPLINA CARTOGRAFIA
PROFESSORA: NARLA
ALUNO: MÁRIO COSTA JÚNIOR
ANÁLISE DOS OBJETIVOS DA CARTOGRAFIA A PARTIR DO JOGO DE AREIA
As concepções cartográficas sobre o espaço geográfico transcendem os limites conceituais da organização física dos lugares e territórios, e resgata em sua magnitude os valores, intrínsecos a formação e desenvolvimento dos comportamentos humanos.
O Jogo caixa de areia, colocado como pratica para conhecimento e definição do espaço cartográfico a partir da visão de cada componente, mediante o feedback, de um momento da infância, trás em sua especificidade um teor lúdico, que no entanto, é substituído pela reflexão de que somos produto de um determinado lugar, imprimindo neste, nossa formação e contribuição por suas transformações ao longo do tempo.
Ao manipular o banco de areia, somos preenchidos por um saudosismo, de modo que as abstrações se tornam concretudes, que nos levam a acreditar que a representação, sedimentada naquele espaço, realmente nos pertence de fato e de direito.
Outra característica importante a ser destacada, remete ao fato de nos inserirmos na historia representada pelo grupo, nos colocando no lugar do outro e partilhando suas verdadeiras lembranças e emoções.
Assim, percebemos que a noção de espaço cartográfico é construída paulatinamente, através das ações humanas, como também de sua postura, vivencias e seu comportamento mediante a si próprio e ao meio. Notamos que essa construção incorporar em sua essência questões cognoscitivas, cuja função é promover uma comunicação que reflita as capacidades de perceber, compreender e ser, inerentes a todos.