Cartilha escola e família
Uma Parceria que dá certo!
Escola e Família: Parceria que dá certo!
Apresentação
Os pais esperam ações dos professores e esses dizem não caber a eles tais tarefas. Professores, por sua vez, depositam nos pais expectativas que eles não sabem como cumprir. No meio disso, estão os alunos. Esse jogo de empurra gera uma série de equívocos e mitos sobre o relacionamento entre a família e a escola, prejudicando o estudante, que deveria ser a prioridade de todos.
Como acabar com esse jogo de empurra?
A família é base de toda a nossa formação, do nosso caráter, é um núcleo de convivência, unidos por laços afetivos. Hoje nos deparamos com vários tipos de estruturas familiares, mas seja qual for a sua estrutura, ela deve cumprir seus deveres, e a escola deverá fazer cumprir as suas metas para que todos atinjam seus objetivos.
Não culpar a família pelo desempenho do aluno
A relação entre o mau desempenho escolar e famílias desestruturadas não é automática. Todos têm condições de se desenvolver e aprender, mesmo os que são criados por parentes, são filhos de pais separados ou os de baixa renda - situações normalmente vistas como definidoras para o fracasso. Se boa condição financeira e pais morando em uma mesma casa fossem garantias de sucesso, estudantes nessas condições deveriam ter um desempenho excepcional.
Em caso de uma questão externa à escola estar interferindo no desempenho dos aluno é necessário o professor fornecer orientação à criança. Se não a responsabilidade pelo aprendizado e pelo consequente bom desempenho recai, sim, sobre a escola. Para que ela dê conta de alcançar resultados satisfatórios, pode promover um apanhado de ajustes, como a formação continuada de professores, o entrosamento entre a equipe de educadores, diretores e coordenadores, a melhoria da estrutura física, a aplicação das propostas previstas e ainda o constante intercâmbio com a família.
Família e Escola como parceiras
A parceria entre escola e família