Cartilha de planejamento familiar
Planejamento Financeiro Familiar
Esta cartilha é para a família toda. Vale para você, sua companheira ou companheiro, seus pais, filhos, irmãos e até para os vizinhos.
É útil a todos que queiram melhorar a relação com o dinheiro,
Seja qual for a sua situação financeira.
Planejamento Financeiro Familiar
A CAIXA elaborou esta cartilha com o objetivo de melhorar o nível de Educação Financeira da população brasileira, especialmente da parcela de menor renda.
Disque CAIXA 0800 726 0101
Ouvidoria 0800 725 7474
Educação Financeira
PRIMEIROS
PASSOS
PRIMEIROS PASSOS
Quando alguém deseja fazer um planejamento para melhorar a situação financeira da família, o primeiro passo é avaliar como andam os ganhos (as receitas) e as despesas
(os gastos) da casa.
Comece anotando os ganhos com os quais pode contar, sejam eles provenientes de salários, benefícios concedidos pela empresa (por exemplo, vale-alimentação, valetransporte etc.), auxílios do governo (como o Bolsa
Família), aposentadoria ou pensão, vendas de artesanato, serviços prestados, comissões etc. Considere qualquer tipo de remuneração que os membros da família recebam com alguma regularidade.
Depois, faça uma lista das despesas. Considere duas categorias: as despesas fixas e as despesas variáveis.
As fixas são aquelas pagas todos os meses, com valores iguais ou parecidos, como o aluguel ou a prestação da casa, a mensalidade da escola etc.
As despesas variáveis são aquelas cujos valores sofrem alterações por diferentes motivos. Exemplos disso são as compras no mercado, na padaria, a conta do telefone, a conta da energia, os gastos com transporte etc.
03
Planejamento Financeiro Familiar
Apesar de eles poderem variar, seja por causa do consumo ou do preço, mesmo assim é possível fazer uma estimativa com base nos valores dos meses anteriores.
Além dessas, há também as chamadas despesas eventuais, que ocorrem de vez em quando, sem