Serviço Social
O Assistente Social na Instituição: Competências e Atribuições no Exercício Profissional
É dentro da perspectiva da atenção integral que o profissional do Serviço Social organiza seu processo de trabalho diante do contexto institucional. Com comprometimento pautado no
Código de Ética da profissão, na resolução Lei 8.662/93 que regulamenta a profissão e no Projeto
Ético-Político que o assistente social vem desenvolvendo uma abordagem direta, individual e coletiva, construindo sua prática profissional dentro da perspectiva do direito e da consolidação da cidadania, contribuindo com um aporte teórico metodológico sobre o processo saúde-doença, para o progresso das reflexões e possibilidades de atuação interdisciplinar no contexto voltado para a saúde, garantia de direitos, justiça e cidadania social.
Portanto, o assistente social em sua atuação, através de sua prática de intervenção e conhecimentos técnicos operativos, vem contribuindo nos processos relacionados com a reprodução social da vida das classes subalternas. Sua ação profissional se desenvolve em diferentes situações que afetam as condições de vida da população excluída e desamparada da sociedade, objetivando melhorar essas condições sob os diferentes aspectos.
Na visão de Yasbek (2004, p. 14):
O trabalho do assistente social pode produzir resultados concretos nas condições materiais, sociais, políticas e culturais da vida de seus usuários; em seu acesso as políticas sociais, programas, serviços, recursos e bens; em seus comportamentos e valores; em seu modo de viver e de pensar, suas formas de luta e organização e em sua prática de resistência.
Nesta direção, o assistente social através da sua forma generalista e sua atuação na área de saúde, tornou-se imprescindível aprofundar conhecimentos necessários da políticas publicas,a exemplo da Política da Saúde onde o Movimento da Reforma Sanitária e seus diversos acontecimentos neste