palestra educativa para gestante
Palestra Educativa para Gestantes no PSF Jardim Vitória II E III
1. Apresentação:
Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício deste direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas (C.F; Cap.VII. Art.226°,§ 7º). A informação adequada em Planejamento Familiar é de fundamental importância, pois possibilita ao cliente exercer seus direitos, reconhecer métodos contraceptivos e fazer escolhas com autonomia. Deve abranger orientações sobre métodos, assim como saúde sexual e reprodutiva. Além disso, os serviços de saúde devem dispor de métodos e técnicas para o controle da fecundidade (BRASIL, 2009).
Os métodos anticonceptivos propostos pelo Ministério da Saúde (MS) compreendem: os de barreira, que inclui a camisa-de-vênus ou condon masculino, preservativo feminino, diafragma, espermicida, dispositivo intra-uterino (DIU); hormonais que são as pílulas combinadas, pílulas de progestágenos puro, oral de emergência, injetável bimestral e trimestral; - comportamentais, como o calendário a tabelinha (Ogino Knaus), muco cervical (Billings), lactação e amenorreia (LAM), temperatura corporal basal, coito interrompido; definitivos, que são as laqueaduras tubárias e a vasectomia. Estes métodos devem ser disponibilizados para a comunidade nas unidades de saúde (BRASIL, 2009).
A gravidez provoca grandes mudanças na vida da mulher. O corpo muda os sentimentos também. Felicidade, ansiedade e temores se misturam às dúvidas mais comuns sobre a gravidez. Quando você está grávida, tem direito e deveres que devem ser respeitados para que sua gravidez seja saudável e seu parto seguro.
Os deveres das gestantes incluem- se comparecer às