cartesianismo
Antecedentes históricos da educação ambiental
A educação ambiental não é algo assim tão novo. Ela efetivou-se como uma preocupação no âmbito da educação há mais ou menos duas décadas. A emergência da crise ambiental como uma preocupação específica da educação foi precedida de uma certa ecologização das sociedades. Essa ecologização começou no momento em que o meio ambiente deixou de ser um assunto exclusivo de amantes da natureza e se tornou um assunto da sociedade civil mais ampla. O inicio foi marcado por Donald Worster em 1945.
Para compreendermos o inicio da educação ambiental faço aqui uma reconstituição da Ecologização das sociedades.
A equipe cientifica liderada pelo físico R. Oppenheimer explodia experimentalmente a primeira bomba H,em 1945 no deserto de Los' Alamos Novo México,Estados Unidos. Os seres humanos adquirem então a autoconsciência da possibilidade de destruição completa do Planeta. Ironicamente,a bomba plantava as primeiras sementes do ambientalismo contemporâneo. Chega a idade ecológica.
O ambientalismo chegou questionando uma serie de valores da sociedade capitalista. A proteção da natureza,o não consumo,a autonomia,o pacifismo eram apenas algumas das muitas bandeiras empunhadas por aqueles que começavam a ser chamados de ecologistas,pelo menos ate 1973 não pode se falar em movimento ecológico;de qualquer modo,no inicio da década de 1970,os participantes crescem em numero e importância e começam a incomodar tanto a direita como a esquerda conservadora. Com a crise do petróleo,em 1973 começa a corrida para à energia nuclear com isso começa o movimento ecológico. O combate antinuclear confere identidade as contestações ecológicas.
A EA ganha status de assunto oficial na pauta de organismos internacionais,tendo como uma busca pela qualidade de vida. A crise ambiental começa ganhar espaço no meu empresarial o que pretende relocalizar o capitalismo em escala mundial e é duramente criticado pelos países de