Cartel
PROFESSOR(A): Viviane Freitas
DATA: 01/06/2015
DISCIPLINA: Economia I
ALUNO: Lucas Araujo de Santana
CURSO: Administração
TURMA: N02
SEMESTE: 2º
CARTEL
Cartel pode ser definido como uma associação entre empresas do mesmo segmento de produção com objetivo de dominar o mercado e regular a concorrência. Dessa forma essas empresas entram em acordo em relação aos preços, que normalmente são elevados, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro.
A ocorrência do Cartel é mais comum em mercados Oligopolistas, pois nestes existe um pequeno número de firmas, entretanto quando essa pratica é realizada se torna um monopólio, pois as empresas operam como uma só. Dessa forma o Cartel é considerado um golpe contra a concorrência e prejudica a economia ao impedir que os consumidores tenham acesso a livre-concorrência, além de aumentar os preços e restringir a oferta e isso torna os bens e serviços mais caros ou indisponíveis. Essa prática também acaba prejudicando a inovação, impedindo que produtos novos e atualizados surjam no mercado e isso acaba resultando na perda do bem-estar do consumidor e na perda de competitividade da economia com o um todo.
Os carteis começaram na Alemanha, por volta do século XIX, na Segunda Revolução Industrial, e teve seu ápice no período entre as duas guerras mundiais. No Brasil, esse procedimento é considerado ilegal, uma infração administrativa, e um crime contra a ordem econômica, a punição para tal crime é de prisão e multa por parte das empresas e de seus gestores.
Mesmo sendo uma pratica ilegal, ainda existem casos de cartel no Brasil, como no caso das linhas aéreas que formam multadas em mais de 280 milhões de reais pela formação de cartel. Nesse caso as empresas American Airlines, ABSA Aerolíneas Brasileiras, Varig Log, Alitalia foram multadas pela formação de cartel, pois foi comprovado que as empresas trocaram informações entre si para definir os reajustes de uma taxa adicional cobrada pelo