fisiologia
A física básica dos potenciais de membrana Potenciais de membrana resultantes da difusão
• Carregam cargas positivas para o exterior, criando: – Eletropositividade no exterior da membrana
– Eletronegatividade no interior da membrana Essa nova diferença de potencial (ddp) repele os íons potássio que estão de difundindo para fora de volta, na direção oposta (do exterior para o interior). Em 1ms, qualquer difusão efetiva para o exterior é bloqueada. Na fibra nervosa mais calibrosa e normal de mamífero: a ddp necessária é de cerca de 90mV, com a negatividade no interior da membrana.
Carregam cargas positivas para o interior, criando:
Eletropositividade no interior da membrana
Eletronegatividade no exterior da membrana O potencial de membrana aumenta, e em milissegundos, atinge valor suficiente para bloquear qualquer difusão efetiva adicional para o interior. Para a fibra nervosa mais calibrosa de mamífero, o potencial é de cerca de 61mV, com a positividade no interior da fibra. Princípio da neutralidade elétrica: para cada íon positivo, existe um íon negativo próximo que o neutraliza. Camada de dipolos: formada por cargas positivas e negativas entre o exterior e o interior da membrana.
Importância de a membrana neural funcionar como um capacitor: para criar um potencial negativo dentro da membrana, só precisam ser transportados para fora íons