Cartel
As questões relacionadas a cartéis no Brasil é fundamental considerarmos os fatores históricos a que esse assunto faz referência. É um verdadeiro desafio superar a mentalidade que existia no tempo em que os preços eram ditados e controlados pelo governo. Vimos no texto utilizado como exemplo que há alguns anos atrás grandes empresas reuniam-se para discutir preços e formar cartéis sem o menor pudor. Contudo, com o passar do tempo, a lei concernente aos cartéis começou a ser aplicada, no entanto, os efeitos ainda deixam muito a desejar.
Setores com maior incidência de cartéis
Os casos no Brasil que tem mais chamado a atenção em matéria de cartéis são os relacionados aos postos de gasolina, no entanto, essa prática tem sido identificada em diversos ramos e segmentos tais como indústria de cimentos, vergalhões de aço, medicamentos genéricos, aviação civil, transporte coletivo urbano, vitaminas, etc.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
Os cartéis atingem a economia de forma nefasta, normalmente suas ações consistem em restringir a oferta e aumentar os preços de produtos, assim, bens e produtos passam a ter preços altos ou até mesmo tornam-se indisponíveis no mercado. Os cartéis podem comprometer a competitividade como um todo, além de prejudicar a inovação.
Ações que devem ser adotadas em caso de cartéis
Um ação para coibir essa prática é necessário empenho não só das autoridades governamentais, é fundamental que a sociedade participe, fiscalizando, denunciando e cobrando a punição das empresas e pessoas que formam cartéis. As punições tem sido demasiadamente brandas e não tem sido suficientes para desencorajar a continuidade das ações criminosas. A aplicação efetiva da lei é um caminho para fazer com que a sociedade não seja vitimizada pelas ações dos cartéis Além disso, é importante ressaltar que é preciso haver uma mudança cultural no que diz respeito a aceitação da existência de cartéis, portanto, essa