cartel
Módulo: Organização do Mercado
Atividade: 10.2.1
Título: Cartel de Areia no Rio Jacuí
Aluno:
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: Pós Adm- 20 / PA-03
Introdução
Esse trabalho possui como objetivo geral compreender e identificar casos de formação de cartel e seus pontos relevantes, analisar as características do cartel de Extração de areia, estudar a importância e avaliar as principais funções do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a possibilidade de aplicação da teoria dos jogos.
A partir dessa reflexão podemos levantar pontos relevantes em relação a formação de cartéis entre as empresas, as consequências disso para o mercado econômico brasileiro.
Principais características do cartel
Os cartéis são práticas ilícitas e um dos maiores entraves à concorrência, sua característica primordial é a organização entre um grupo de empresas concorrentes que estabelecem condições que as favorecem e prejudicam os consumidores, pois podem encontram no mercado produtos com os preços elevados. Os cartéis podem alinhar e fixar preços, margens de lucro, descontos, entre tantas outras condutas, sendo assim uma forma de padronizar as condições comerciais das empresas. E é mais provável ocorrer cartéis em mercados com poucas empresas, que são relativamente iguais entre si e que possuem elevadas barreiras à entrada e à saída. “Um indício da existência de cartel em um mercado é o alinhamento de preços, que ocorre quando um grande percentual dos concorrentes de um determinado mercado oferece o mesmo produto com preços iguais ou bastante próximos. Outro fato que pode indicar a existência de cartel são os aumentos simultâneos ou a confluência de preços em determinada data, ou seja, quando os concorrentes aumentam os preços simultaneamente ou passam a praticar preços iguais ou muito próximos.” (FGV ONLINE, 2014)
O cartel de extração de areia estava sendo