relatorio
1. Introdução
Um equivalente-grama de uma substância redutora é definido como a massa desta substância, expressa em grama, que fornece um mol de elétrons; e um equivalente-grama de uma substância oxidante é definido como a massa desta substância, expressa em grama, que recebe um mol de elétrons.
Em qualquer reação de oxidação redução, o número de equivalente-grama da substância oxidante e redutora deve ser igual, visto que o número de elétrons ganhos deve ser igual ao número de elétrons perdidos.
Nesta experiência, será estudada a reação do magnésio com íons H+ para formar H2. O gás hidrogênio será coletado e seu volume medido sob pressão e temperatura conhecidas. Isso será suficiente para permitir o cálculo da quantidade de matéria de H2 formado e, consequentemente, a quantidade de matéria de H+ envolvidos na reação. Quando o íon hidrogênio é reduzido a H2 cada íon capta um elétron; desta maneira, nesta reação, um mol de H+ é igual a um equivalente-grama de H.
A partir da quantidade de matéria de H2 formado, é possível calcular o número de equivalente-grama de H+ (substância oxidante) empregado, o qual deverá ser igual ao número de equivalente-grama do magnésio (substância redutora). Conhecendo a massa inicial do magnésio poderá se calcular o equivalente-grama do mesmo.
2. Pré-laboratório
1. Defina oxidação e redução.
2. Escreva a equação da semirreação de oxidação dos seguintes metais: Li, Mg, Al, K e Ba.
3. Escreva a equação da semirreação de redução dos íons H+.
4. Defina substância oxidante e substância redutora.
5. Dada a equação para a reação genérica de um metal M em ácido: nH+(aq) + M(s) → M+n(aq) + H2(g)
Qual é a substância oxidante (SO) e a substância redutora (SR)?
6. Na questão anterior, considerando n = 3, calcule o volume de H2(g) na CNTP produzido pela reação de um mol do metal M. Considerando ainda a equação da questão número 5 e o consumo de um mol do metal M, calcule o