Cartel, uma prática que fere o consumidor
Módulo: Módulo 2 Atividade: Individual Módulo 2
Título: Cartel, uma prática que fere a livre concorrência e o consumidor.
Aluno: Jandirleide Araújo
Disciplina: Introdução à Economia
Introdução
O cartel é a mais grave lesão à concorrência. Ele se faz através de um acordo entre concorrentes para fixação de preços ou quotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação. Essas práticas prejudicam seriamente os consumidores ao aumentar preços e restringir a oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis. Veremos a seguir como essa prática se caracteriza e como são combatidas.
Principais características do cartel
As principais características dos cartéis são: a existência de acordos entre concorrentes, a manipulação dos preços, margens de lucro ou descontos de um mesmo produto em um mercado, a restrição de produção e divisão do mercado com o objetivo de repartir os lucros; coalizões feitas para prejudicar concorrentes; aumento simultâneo e alinhamento de preços.
Importância do CADE
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica é uma autarquia federal, ligada ao Ministério da Justiça, que exerce um papel fundamental na orientação, fiscalização e apuração de abusos de poder econômico cometido por empresas com grande poder de mercado. Sua função principal está em prevenir, repreender e educar as empresas e o mercado, inibindo assim a formação de cartéis.
Possibilidade de aplicação da teoria dos jogos
A teoria dos jogos, desenvolvida pelo matemático John Nash, analisa o comportamento de pessoas ou de empresas em situações onde há necessidade de uma ação estratégica que leva em consideração a reação dos adversários a cada jogada escolhida por um participante. Segundo a teoria, os melhores resultados são alcançados quando dois jogadores cooperam entre si, mesmo que de forma ilícita. Os oligopólios se beneficiam da teoria por serem interdependentes, mas essas estratégias