Atividade Individual Int Eco Pos Adm
Atividade: Cartéis
Título: Problemas dos cartéis na economia brasileira.
Aluno: Tatiane Gomes Baptista
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: 438 - PA03
Introdução
O objetivo dessa atividade é analisar o problema dos cartéis na economia brasileira. Os Cartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência, prejudicam consumidores com o aumento dos preços e restrição da oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.
O cartel mais comum é o formado por dois ou mais vendedores de bens ou serviços, que são concorrentes e se aliam de forma sigilosa com o objetivo de fixar preços idênticos e elevados para o mesmo produto, extinguindo a competição entre eles.
A prevenção, fiscalização, julgamento e punição às práticas de formação de cartéis no Brasil, são realizados pelo CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Principais características do cartel
Os cartéis caracterizam-se por acordos e combinações entre concorrentes de um mesmo mercado, esses acordos relacionam-se a preços, divisão territorial do mercado, cotas de produção e distribuição, que tem como objetivo o aumento de preços e lucros, atingindo níveis próximos ao monopólio.
Existem diversos tipos de cartéis, os clássicos que provocam o aumento de preços, restrição da produção e divisão do mercado, visando à maximização conjunta dos lucros, os cartéis contra rivais que tem por objetivo ações prejudiciais à concorrência, como o boicote e preços predatórios, e os carteis de regras, apresentando maior sutileza nas práticas de aumento de preços, com acordos que limitam propagandas e restringem a buscas dos consumidores.
O Cartel é um problema na economia do nosso país, causa danos ao consumidor e fere moralmente o mercado, gerando grandes prejuízos, como são constituídos por meio de acordos sigilosos, sem documentos torna-se difícil provar sua existência.
Um exemplo de cartel em nossa economia está no mercado de combustíveis que mantém preços absurdos com