Análise da prática de cartéis brasileiros
Módulo: 02
Atividade: Individual 1
Título: Análise da prática de cartéis brasileiros
Aluno: Caio Juliano Mendes Capatto
Disciplina: Economia
Turma: 339
Introdução
O mercado se tende a se comportar de maneira justa e equilibrada quando há menores intervenções de estados, ou até de um ação conjunta de uma das partes. Um componente do mercado (individualizado) não tem força para influenciar o mercado, porém, se um grupo destes componentes que dominam a maior fatia deste segmento agirem de forma conjunta, os seus interesses serão beneficiados em relação aos demais, trazendo malefícios para o bom andamento neste setor dinâmico.
Setores com maior incidência de cartéis
O Brasil não tem buscado desfragmentar os cartéis de forma eficiente como outros países. Porém, já foram identificados cartéis nos postos de gasolina (Florianópolis, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo) e no mercado de aço.
Porém os casos mais famosos pegos nos EUA foram nos setores de: lisinas, ácido cítrico, vitaminas e eletrodos de grafite.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
As conseqüências desta pratica foi a criação de uma cultura onde muitas vezes a determinação dos preços pelo produtores era tida como normal. Assim, os consumidores saíram lesados durante muito tempo, na utilização destes produtos ou serviços. Desta maneira, o "bem estar" do consumidor foi brasileiro foi drasticamente cortado.
Ações que devem ser adotadas em caso de cartéis
Os cartéis devem ser denunciados, investigados a fundo e punidos. Porém, existe muito a se pensar nas práticas de descoberta e investigação destas práticas, para que os culpados e interessados no desequilíbrio econômico voltados aos bens pessoais possam ser responsabilizados pelos atos.
Conclusão
Esta prática fere o mercado de forma brutal, pois a competição mútua força os preços dos produtos e serviços ao seu nível natural onde existe uma maior sensação se "bem