Carteis
Módulo: 2 Atividade: Introdução a Economia
Título: Carteis
Aluno: Eduardo Gil Santiago
Disciplina: Economia Turma: 295
Introdução
O estudo, identificação e regulação de cartéis é de fundamental importância para manter a competição sadia no ramo estudado para que o cliente e sociedade não sejam prejudicados por manipulações de preços e ou custos ofertados. Órgãos governamentais que regulam este tipo competição asseguram a competitividade do ramo.
Recentemente, rumores sobre a fusão de duas das maiores redes de varejo alimentício (Carrefour e GPA), chegaram à mídia, contudo a fusão não se concretizou, e muito foi especulado pois poderia afetar os preços deste setor.
Principais características do cartel
Cartel pode ser definido como acordo comercial entre empresas, que se organizam de uma forma ilícita para impor preços no mercado, suprimindo ou criando dificuldades à livre concorrência.
Importância do CADE
O Cade tem como missão zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência. Esta entidade exerce três funções:
Preventiva
Analisar e posteriormente decidir sobre as fusões, aquisições de controle, incorporações e outros atos de concentração econômica entre grandes empresas que possam colocar em risco a livre concorrência.
Repressiva
Investigar, em todo o território nacional, e posteriormente julgar cartéis e outras condutas nocivas à livre concorrência.
Educacional ou pedagógica
Instruir o público em geral sobre as diversas condutas que possam prejudicar a livre concorrência; incentivar e estimular estudos e pesquisas acadêmicas sobre o tema, firmando parcerias com universidades, institutos de pesquisa, associações e órgãos do governo; realizar ou apoiar cursos, palestras, seminários e eventos