Carteira do Idoso
O que é?
A Carteira do Idoso é um documento destinado a pessoas com 60 anos ou mais, que tenham renda individual mensal de até dois salários mínimos e que não tenham como comprovar a renda. Para que serve? Com esse documento, o idoso terá garantido seu direito à gratuidade ou ao desconto de 50% no sistema de transporte coletivo interestadual, em ônibus, trens e barcos, conforme estabelece o Estatuto do Idoso (segundo o Estatuto, pessoas com 60 anos ou mais e que ganham até dois salários mínimos ganharam o direito de fazer viagens interestaduais de graça).
O objetivo da Carteira do Idoso é garantir que idosos que possuem renda de até dois salários mínimos e que não possuem qualquer comprovante de renda (Carteira de Trabalho atualizada; contracheque ou documento expedido pelo empregador; carnê de pagamento do INSS; extrato de pagamento de aposentadoria ou benefício, como o BPC ou outro regime de previdência) tenham os mesmos direitos daqueles que podem comprovar sua renda.
Como fazer a sua? Para receber a Carteira, o idoso deve preencher o requerimento na Secretaria de Assistência Social de seu município. Para isso, é preciso levar um documento pessoal com foto, documento dos familiares com foto (caso more com eles) e comprovante de residência. Além disso, é preciso estar inscrito no CadÚnico para ter acesso a esse benefício.
10/09/2007 09h36
Maceió lança Carteira Social do Idoso
O projeto de lei que cria a Carteira Social do Idoso, idealizado pela Associação Cultural de Moradores da Zona Sul de Maceió (Ascult) e apresentado à Câmara Municipal pelo vereador Francisco Holanda foi aprovado recentemente pela casa.
A carteira do idoso contará com diversos benefícios como descontos em redes de farmácias, comércio, supermercados, táxis, restaurantes e centros de lazer e entretenimento.
No documento, além de nome, foto e números de CPF e identidade, ainda constarão informações médicas como tipo sanguíneo, alergias, se o