professora
1 – Produção de texto, durante a semana do folclore, dos seguintes personagens:
•
Saci
•
Iara
Após a produção dos mesmos, selecionar os melhores para serem reproduzidos para a sala.
Antes de entregar a produção para todos os alunos, informar-lhes que eles estavam produzindo um conto popular, ou seja, estavam reproduzindo informações que lhes foram passadas por outras pessoas (professoras, livros, outras pessoas, filmes, etc).
2 – Conceito de conto popular: Conversar com os alunos, destacando as principais características.
(Aula expositiva)
É impossível precisar quando surgiu o primeiro conto popular. Os registros escritos mais antigos datam de cerca de 3200 a. C. Mas muito antes disso, o homem já contava histórias .
Acredita-se que, no começo, o homem falava de seus acontecimentos cotidianos. Ao mesmo tempo, observava os fenômenos naturais, o ambiente em que vivia e perguntava-se sobre suas origens e seu papel no universo. Criava suas próprias respostas, muitas vezes recorrendo à imaginação para explicar aquilo que sua razão não podia compreender. Suas interpretações, então, adquiriam voz em forma de narrativas. E o homem contava suas histórias para os outros homens, que as ouviam e reinterpretavam, muitas vezes adaptando-as à sua realidade, transformando-as. E as contavam a outros homens. O ciclo se repetia e as histórias espalhavamse por toda a parte. Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo.
Transmitido de gerações a gerações. O conto popular é testemunha de usos, costumes, idéias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Carrega em si informações históricas, antropológicas, sociológicas, linguísticas e psicológicas, despertando o interesse de todas as ciências humanas.
Porém, mais do que somente objeto de estudo, as histórias populares encantam, divertem, fazem sonhar, pensar, refletir. Aguçam a imaginação, trazem recordações,