engenharia bioquimica
Ácido = H+ ; Base = OH-
Escala de pH: A escala de pH designa as concentrações de H+ e OH-. Ela é logarítmica, pois dizer que duas soluções diferem por uma unidade de pH significa que uma delas tem concentração de H+ dez vezes maior que a da outra. Outro fato também é que a diferença de H+ e OH- num sistema biológico é muito grande, logo se utiliza várias casas decimais para quantifica-las.
Água: É um dipolo elétrico, o que faz com que a água tenha a capacidade de dissolver composto polar e composto iônico. Ela não dissolve composto apolar. A água apresenta um alto calor específico, ou seja, demanda uma grande parcela de energia para mudar de estado físico, por exemplo, precisa de 540 calorias para mudar do estado líquido para o gasoso. Devido a esse fato, deve misturar a água com alguma outra substância, pois ela rouba muito calor. Daí deve ser notado que a água tem a capacidade de mudar ao passo que algo é adicionado. Isso se chama propriedades coligativas da água, que são propriedades referentes à água que são modificadas na presença de outra substância, sendo as mais importantes: ponto de fusão, ponto de ebulição, pressão de vapor e a pressão osmótica.
Carboidratos: Têm importância, pois são as principais fontes de carbono. Dos carboidratos, o mais importante é a Glicose. Para exemplificar isso, se pegarmos dez carboidratos diferentes e colocarmos uma bactéria, ela vai consumir a glicose primeiro, ou seja, a Glicose é o açúcar mais disponível e é o que apresenta maior facilidade de ser metabolizado.
Proteínas: São macromoléculas formadas por aminoácido que são unidos por ligação peptídica. Apresentam carbono, porém são mais encaradas como fonte de nitrogênio, pois apresentam amina. Também são fontes de carbono, mas o metabolismo é mais complexo do que um carboidrato.
Lipídios: São encarados como subprodutos, salvo o óleo. É usado na produção de biodiesel e também é fonte de carbono, mas com ressalvas.
Enzimas x Metabolismo: As