CARTAS
Carta
Profª Tatiane
Hozana Rodrigues Farias de Oliveira
Francisca Priscila Paiva Santiago
Francisca Thaylane Moliterni Cavalcante
Ingrite Natasha
Clerislândia
Eduardo
A carta é um instrumento que permite a comunicação entre pessoas, entre instituições, etc. A carta é representada por um documento guardado dentro de um envelope, ou não, que pode ser enviado pelo serviço de correios ou pode ser entregues em mão do destinatário por um emissário ou pelo próprio remetente. O uso deste instrumento a nível pessoal é cada vez mais descartado devido aos novos sistemas de comunicação.
Com as novas tecnologias, para muitos o conceito de carta pode variar de acordo com o que se pode pensar sobre a definição do termo carta. Com os e-mails, os correios eletrônicos, o uso da carta tradicional escrita à mão sobre papel já se tornou coisa do passado, porém existem ainda pessoas que fazem uso desse meio para comunicar-se com amigos e com familiares.
A carta ainda é um instrumento que pode ser útil para muitas pessoas em momentos dos mais diversificados. No que se refere aos meios de comunicação, a carta é um dos mais antigos e utilizados pelo homem.
Quando queremos solicitar algo para alguém ou responder uma solicitação, fazer uma declaração de amor despedirmo-nos, argumentar algo que foi dito, escrever diretamente a um leitor de revista ou jornal, contar novidades para o amigo que mora distante, fazer uma comunicação de um fato... Ali está a carta!
Essa forma de produção textual existe desde que o homem necessita de comunicação à distância ou, mais precisamente, desde as inscrições rupestres, as quais eram cartas em forma de símbolos. Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da