cartas ch
Categoria: Desfolhante.
O Agente laranja é uma mistura de dois herbicidas: o 2,4-D e o 2,4,5-T. Foi usado como desfolhante pelo exército americano na Guerra do Vietnã. Derrubava as folhas das árvores, impedindo que os soldados se escondam na mata. Causa sérios danos ao meio ambiente. Ambos os constituintes do Agente Laranja tiveram uso na agricultura, principalmente o 2,4-D vendido até hoje em produtos como o Tordon. Por questões de negligência e pressa para utilização, durante a Guerra do Vietnam, foi produzido com inadequada purificação, apresentando teores elevados de um subproduto cancerígeno da síntese do 2,4,5-T: a dioxina tetraclorodibenzodioxina. Este resíduo não é normalmente encontrado nos produtos comerciais que incluem estes dois ingredientes, mas marcou para sempre o nome do Agente Laranja, cujo uso deixou seqüelas terríveis na população daquele país e nos próprios soldados americanos.
Aviões espalhando agente laranja no Vietnam
Calcula-se que tenham sido lançados 45,6 milhões de litros do produto durante os anos 60, cobrindo dez por cento do território do Vietnam.
Um helicóptero UH-1D espalhando agente laranja em uma floresta na região do delta do Mekong (1969)...
Em 1984, uma ação judicial movida por veteranos de guerra americanos contra as companhias químicas fornecedoras do Agente Laranja resultou em um acordo de 93 milhões de dólares em indenizações aos soldados. Esta ação foi arquivada pela seguinte sentença "Não há base legal para qualquer das alegações sob as leis domésticas de qualquer país, nação ou estado ou sob qualquer forma de lei internacional".
Algumas Vitimas do Agente Laranja
Os efeitos da dioxina usada no desfolhante [herbicida] Agente Laranja continuam na região que compreende áreas do Vietnam, Laos e Camboja
Os resíduos se entranham na terra e nas sementes das plantas
E os que as consumiram e consomem transmitiram
E transmitem seus efeitos aos descendentes GÁS CLORO