carta
Angra dos Reis, 20 de dezembro de 2012.
Querida KiKa.
Estou escrevendo para lhe contar como foi as minhas aulas na disciplina Tópicos especiais em arte educação.Em um primeiro momento não tive muita fé na forma que seria as aulas, já que por habito é ter um professor por disciplina e nesta haveria vários professores, sendo que cada um ficaria responsável por dois dias de aula, como seria? Era o que me perguntava. Mas as aulas desse jeito funcionaram. A primeira aula foi com aquele professor louco por samba e o tema era “ o samba em quanto movimento cultural”.
No inicio da aula ele colocou uma música do Jamelão (compositor gaúcho), tratava daquela música bem antiga, depois ele falou do seu envolvimento no mundo do samba e com ele aconteceu que foi através da sua tese de mestrado, a qual ele denominou “ cultura do samba”. Depois ele nos apresentou a verdadeira cultura do samba através de slide e contando a historia do samba. Em sua aula ouvimos vários gêneros de samba: samba enredo, samba canção, samba de batuque, samba choro, samba partido alto, samba rock e outros. Ele terminou sua aula, falando da cultura popular do samba e a sua produção.
A segunda aula seguiu dentro da arte musical, só que a desta vez foi com a professora Luciana, aquela que tem a música no sangue. O tema foi a dimensão da música, nesta aula a professora utilizou um livro, Sons e Pulsos, ouvimos um CD, com diferentes sons para identificar. Fizemos marcações com as batidas das palmas e dos pés para identificar o pulso.
Amiga o pulso dentro da música tem varias combinações: timbre, altura, intensidade e duração. Também ouvimos um CD com aquelas músicas da nossa infância, teve exercício auditivo nós ouvimos um pouco da música para identificar os instrumentos que esta sendo utilizado, para tocar aquela melodia e as variações sonoras. É um excelente exercício, para trabalhar o sentido. Muitas das vezes nos ouvimos uma música nem prestamos muita atenção na sua composição, depois desta