CARROS HÍBRIDOS
Autores:
Galileu Spada
Lucio Mauro Servelim
Viviane Gomes
Orientador: Professor Adauto Marconsin
RESUMO
O aquecimento global é um problema dos dias atuais e a queima dos combustíveis fósseis é um dos grandes causadores, gerando o efeito estufa.
As empresas estão empenhadas para a resolução dos problemas ambientais e começam a enxergar que a preocupação com o meio ambiente tem que caminhar junto com o desenvolvimento tecnológico, buscando um crescimento sustentável, fazendo uma relação entre economia, tecnologia, sociedade e política.
A indústria automobilística vem passando por várias transformações nas últimas décadas, seja no produto ou processo produtivo, onde em um ambiente globalizado, necessita desenvolver novas tecnologias constantemente, aliando a eletrônica e sistema de informação para modernizar os veículos e gastar menos energia, contribuindo assim com a redução de impactos ambientais.
Temos os combustíveis alternativos como gás natural, biodiesel, etanol, mas o carro elétrico se destaca, pois tem o nível de emissão de poluente zero. O seu custo ainda é alto, porém pode haver possibilidades de adaptação com preços menores.
Surge o carro híbrido que é uma transição para o carro elétrico e no momento concluímos que é a melhor opção ao aliar economia, autonomia, menor emissão de poluentes e não teria problema de abastecimento, pois possui dois motores que permitem o carregamento da bateria.
As pesquisas de desenvolvimento tendem a caminhar rapidamente, pois existe interesse dos órgãos ambientais e empresas, que buscam melhorar a qualidade de vida com desenvolvimento sustentável.
Palavras-Chave: Meio Ambiente. Desenvolvimento. Indústria Automobilística.
1. INTRODUÇÃO
Todos os dias vê-se na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. De acordo com Cançado (2009), nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos