Estatistica
Estatística é uma ciência exata, uma forma de coletar informações, onde ajuda na tomada de decisões. Ela estuda várias características de uma população, então por isso é muito difícil apresentar dados muitos extensos, então os conceitos introdutórios de estatística descritiva facilitam para quem estuda os dados, onde é chamada também de lista.
Assim, pode ser dívida em dois grupos, a Estatística Descritiva e a Estatística Indutiva.
Estatística Descritiva, preocupa-se com os procedimentos relacionados com a coleta, organização, apresentação e descrição dos dados. Já a Estatística Indutiva, tirar conclusões sobre a população a partir de amostras.
A estatística nos fornece a técnica para obter informação de dados, uma forma útil de extrair informação sobre o problema estudado.
A estatística pode ser resumida em etapas:
Define-se o problema;
Planeja-se a melhor forma de coletar os dados para essa pesquisa;
Coleta-se os dados;
Apresenta-se os dados, por tabelas ou gráficos;
Descreve-se o que esses dados representam frente ao problema apresentado.
As tabelas nos dão uma ideia mais precisa e uma visão mais clara dos dados, já os gráficos, uma visão mais rápida e objetiva das variações desses dados.
Dados nada mais são que observações que documentadas ofertem oportunidades de diversas formas de interpretação, podendo ser obtidos pela percepção dos sentidos, observação ou através de pesquisa.
Uma das maneiras de apresentar também é com a tabela de frequência. Portanto com os conceitos introdutórios de estatística descritiva facilitam o entendimento, e é uma forma mais prática de observação dos dados.
Toda pesquisa estatística precisa atender a um público alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa. Esse conjunto de pessoas recebe o nome de população. Tem características próprias que delimita os elementos dessa população. Por exemplo: alunos de uma escola,